Microbiota: muito mais do que hóspedes do seu intestino

Por Dra. Kelly Giudici – Nutricionista

O nosso organismo (principalmente o intestino) serve como hospedaria para uma grande quantidade de bactérias. Grande, neste caso, é até um eufemismo, pois na realidade se trata de uma enorme quantidade em constante variação, que facilmente ultrapassa alguns trilhões. Mais curioso ainda é pensar que carregamos mais bactérias do que a quantidade de células que forma nossa própria matéria. Sim, isto é possível devido ao fato de que, em massa e volume, as células bacterianas são bem menores.

Apesar de microscópicos, estes organismos sabidamente impactam fortemente o nosso metabolismo, e cada vez mais são descobertas novas funções importantes exercidas por este grupo que conta com mais de 160 espécies diferentes vivendo dentro de nós. Conheça algumas destas funções a seguir!

Leia mais…

Quando me preocupar com a minha dor de cabeça?

Por Dr. Conrado Borges – Neurologista

Dor de cabeça (ou cefaleia) é a queixa mais comum na Neurologia. Praticamente todas as pessoas já tiveram dor de cabeça pelo menos uma vez na vida!

Por ser tão comum, várias vezes recebo no consultório ou no pronto-atendimento pessoas muito preocupadas que a dor seja causada por algo catastrófico.

Felizmente, na maioria das vezes não há qualquer causa grave por trás da dor de cabeça e ela pode ser tratada sem maiores problemas. Agora, você deve estar se perguntando: “como eu faço para saber se a dor de cabeça é de maior ou de menor risco?” Essa é uma excelente pergunta e, graças a estudos já bem consolidados na prática neurológica, já tem resposta!

Leia mais…

A dieta Mediterrânea como aliada para um envelhecimento saudável

Por Dra. Kelly Giudici – Nutricionista

Você talvez já tenha ouvido falar da dieta Mediterrânea, um padrão alimentar clássico e muito estudado, típico de moradores das regiões da Grécia, Itália e Espanha. Ele se caracteriza pela ingestão frequente de azeite de oliva extra-virgem, azeitonas, peixes, grãos integrais, oleaginosas (castanhas e nozes), vegetais, frutas (principalmente as vermelhas) e vinho tinto.

Se há tempos a ciência já mostrava que adotar a dieta Mediterrânea ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, hoje sabe-se também que os benefícios deste padrão vão muito além! Conheça a seguir como seus componentes ajudam a desacelerar o envelhecimento.

Leia mais…

Como prevenir a doença de Alzheimer?

Por Dr. Conrado Borges – Neurologista

A Doença de Alzheimer é um grande pesadelo para as pessoas à medida que chegam a idades mais avançadas. Com o passar dos anos, notam que a memória não mais é boa do que era antigamente. Passam se esquecer de nomes de palavras e pessoas, onde colocaram algumas coisas. O raciocínio fica um pouco mais lento. Já não é mais tão fácil aprender coisas novas.

Essas novas dificuldades são ainda mais angustiantes para aqueles que são filhos de portadores da Doença de Alzheimer. Cada dificuldade que aparece passa em suas cabeças um filme do passado dos seus pais. Ficam com medo de que tudo aquilo possa acontecer também consigo, angústia por sentir-se impotente e têm um desejo intenso de prevenir qualquer mal que possa acontecer.

Talvez por causa dessa tempestade de sentimentos, uma das perguntas que mais escuto no consultório é: existe algo para prevenir a doença de Alzheimer? Felizmente, hoje podemos dizer que a resposta é SIM!

Leia mais…